Me chamo Artur Ilha Breton e sou cineasta, montador, pós-produtor e videoartista. Nascido em Porto Alegre, me formei em Realização Audiovisual pela Unisinos, com especialização nas áreas de montagem e roteiro. 

Trabalhei como montador em cinco curtas-metragens, além de videoclipes e outros produtos musicais ou para redes sociais. Além disso, também trabalhei como assistente de montagem em dois documentários, e sou membro da Edt. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) enquanto assistente de montagem.

Atualmente, trabalho como editor de vídeo na produtora Catraca Filmes desde agosto de 2024, tendo editado e finalizado nesse período inúmeros comerciais, vídeos institucionais, campanhas políticas e outras peças publicitárias. Possuo conhecimento avançado dos softwares de edição e pós-produção como Premiere Pro, After Effects e Davinci Resolve, além de ter realizado recentemente um curso de assistência de montagem em Avid.

Minha produção como cineasta e videoartista, que se volta para o universo do cinema experimental, é indissociável do meu trabalho enquanto montador. Meu último curta-metragem, K-HOLE – selecionado na nona edição do Festival Ecrã (RJ) – foi construído em grande parte na etapa da pós-produção, utilizando elementos de found footage e e outras experimentações de linguagem.

Acredito que uma de minhas principais qualidades enquanto montador e realizador audiovisual é a flexibilidade de transitar entre uma linguagem mais “eficiente”, isto é, que visa clareza de comunicação, e uma que tenha como objetivo a experimentação estética e formal, visando encontrar e produzir novos tipos de imagem.